quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Chá de camomila pode baixar a taxa de açúcar no sangue de diabéticos



A camomila (Matricaria chamomilla), um chá muito popular, pode ser capaz de ajudar a controlar o nível de açúcar no sangue de diabéticos, evitando complicações graves. É o que concluiu um estudo [Protective Effects of Dietary Chamomile Tea on Diabetic Complications] realizado por pesquisadores da Universidade de Aberystwyth, no País de Gales e da Universidade de Toyama, no Japão, e publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry.


“Estes resultados sugerem claramente que o consumo diário chá de camomila com as refeições pode contribuir para a prevenção da evolução da hiperglicemia e das complicações diabéticas”, escreveram os pesquisadores


Pesquisadores alimentaram ratos com diabetes tipo 2, simulando um extrato camomila diariamente durante três semanas, e observaram uma queda de 25% nos níveis de de açúcar no sangue. Com base nestes resultados, os pesquisadores acreditam que camomila, tomada sob forma de chá com as refeições, pode levar a benefícios semelhantes em seres humanos.


A diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo perde a sensibilidade à insulina hormonal que regula os níveis açúcar, levando a um perigoso aumento dos níveis de açúcar no sangue. Ao longo do tempo, o aumento de açúcar no sangue pode destruir os tecidos corporais, levando a complicações como neuropatia diabética, cegueira e danos aos rins ou sistema circulatório.


Os pesquisadores descobriram que a camomila reduziu a atividade de uma enzima denominada aldose redutase, que desempenha um papel importante no metabolismo do açúcar. Aldose redutase ajuda a transformar glicose em sorbitol, um ‘tipo’ de açúcar. Nos diabéticos, o acúmulo de sorbitol é diretamente relacionado à neuropatia e cegueira.


A camomila é muito utilizada como medicamento caseiro contra o stress, para melhorar o sono e aliviar cólicas.


Acredita-se que contêm mais antioxidantes do que quase qualquer outra fonte alimentar natural.


Fonte: ecodebate.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário